quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reminiscências



Cabelos brancos como nuvem em céu de verão, aos 81 anos de idade minha mãe embarcou num navio rumo à Itália – como a reviver o percurso que fez para o Brasil quando tinha sete anos de idade, em 1935 ou 1936. Foram muitas experiências em 14 dias, uma delas o exercício de memória.

Mamãe viajou da Itália para o Brasil com sua mãe, duas irmãs e dois irmãos. O navio era de madeira escura, em seu camarote havia janelas redondas e beliches (ela dormia na cama de cima).

Os marinheiros jogavam restos de comida ao mar, para os peixes. Uma vez ela debruçou no parapeito, para ver o rebuliço... E foi segura pelo braço por um dos irmãos, preocupadíssimo com o risco de uma queda na água. Caçula de 12 irmãos, não tinha sossego para inventar qualquer reinação...

Na galeria de fotos do navio moderno em que agora viajávamos, minha mãe descobriu imagens dos tempos antigos. As embarcações, as pessoas, o modo de vestir e de se comportar. Reorganizou as lembranças da sua vida.

Contou e recontou histórias. Cada vez com mais detalhes, cada vez mais coloridas. Tudo foi gravado e, aos poucos, será escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário