sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tarefas Simples I

Como lavar um tapete rústico, grande, que um dia foi branco.

1. Encha o tanque de sua lavanderia com água, sabão em pó e alvejante (água sanitária).
2. Arraste o tapete até a lavanderia e coloque-o de molho no tanque – com atenção para que não restem dobras e todo ele fique umedecido.
3. Duas vezes ao dia, por três dias, mexa o tecido na água, levantando umas partes e baixando outras, e aproveite para escovar as partes mais escurecidas.
4. Na manhã do quarto dia, vista uma roupa de guerra. Ponha meio corpo dentro do tanque para tirar a tampa do ralo. Você irá descobrir que, mesmo com o tanque vazio, o tapete permanece encharcado e pesadíssimo. Cuidado. Puxe-o para fora devagar.
5. O chão da lavanderia deverá ter sido limpo para receber o tapete, quando você finalmente conseguir derrubá-lo ao solo.
6. Esqueça a vassoura. Ela não é forte o bastante para a esfregação que terá de ser feita. Estique o tapete, se possível por partes, ponha-se de joelhos e, com uma escova de mão de cerdas duras, limpe pedaço por pedaço.
7. Então puxe uma mangueira para começar o enxágue. Deixe a água correr sobre o tecido e puxe o excesso com um rodo.
8. Para que o tapete fique livre de sabão, você terá de erguê-lo. Para isso pode ser útil uma dessas escadinhas que a gente usa dentro de casa. Respire fundo e cumpra a tarefa por etapas. Palavrões são normais, mas não desista. Pegue uma das pontas do tapete e apoie no joelho, depois no ombro, então na escada – com cuidado para que ela não vire com o peso. Depois puxe outra parte. Até que o tapete fique mais ou menos na vertical, para um enxágue mais efetivo.
9. Deixe correr muita água, e aproveite para passar a escova na sujeira que restou.
10. Depois de um dia escorrendo na lavanderia, provavelmente o tapete já estará leve o bastante para que você o leve ao sol. Mas atenção: não tente tirá-lo da escada – arraste a armação inteira para o quintal. Com tempo seco, ele poderá ser recolhido ao final do dia.
11. Dobre e guarde para nunca mais usar. Ou da próxima vez use a cabeça e mande o tapete para a lavanderia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário