sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mãe de primeira, segunda, terceira viagens...

Esse texto também poderia ter como títulos Pediatras Perigosos, ou A Sabedoria das Tias. As histórias se passaram com crianças, tias e pediatras diferentes. São algumas, de uma coleção enorme. E são reais.

O pediatra foi minucioso. Bebês são frágeis. Nunca deixe que ninguém toque em seu filho sem antes lavar as mãos com sabão e depois passar álcool. Todo o ambiente em torno da criança deve ser esterizilado, asséptico. Amamentação no peito até um ano. Aos seis meses, começam as papinhas – sempre feitas com vegetais comprados na feira do dia (nada de supermercado, que estoca coisas congeladas).
Tudo compreendido, o bebê seguiu para casa para ficar isolado e limpíssimo. Um dia, num passeio ao sítio, a mãe se distraiu. A criança estava com uma tia experiente. Por via das dúvidas... Foi dar uma espiada. Bebê no chão de terra, chupando jabuticaba, com a cara roxinha e rindo à solta.
– Ele precisa viver, minha filha!
Viveu. Forte e saudável. E 30 anos depois ainda adora jabuticabas.

Ele era faminto. Mamava até se esbaldar. Bebê gordinho, de pele lisinha; sempre risonho e bem humorado. Um dia deu de chorar. Muito.
O pediatra disse que o comportamento era normal, que havia bebês deprimidos. Paciência. Então, durante a visita de uma tia, essa criança se esgoelou no berço.
– Minha filha, ele está com fome!
Foi só complementar a mamada do peito com uma mamadeira que o bebê voltou a sorrir. Deprimido nada: ele estava faminto!
Sempre foi assim. Adolescente, adulto, sempre perde o humor quando não se alimenta direito.

A criança sentada no cadeirão, na sala de jantar. Ainda não comia sozinha – o pediatra dissera que se alimentaria melhor se a comida lhe viesse à boca... A tia se ofereceu para a tarefa. Minutos depois, uma bronca:
– Minha filha, além de não comer sozinho ele não mastiga! Você precisa ensinar!
E toca mastigar, para o bebê imitar os movimentos e não engolir a comida como uma massa de concreto...

Férias na casa da tia. Sempre uma festa. Todos se preparam e embarcam felizinhos no carro. No final da temporada, a grande novidade:
– Mãe, a tia ensinou a gente a comer de garfo e faca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário