quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Delícias russas

Estando ou não na Rússia, se você gosta de experimentar sabores e consistências diferentes, prove varenik.

Lembra ravióli, só que a massa é de batata. Poderia ser nhoque, mas tem recheio. Ou seja, é um prato diferente. E delicioso.

É possível encontrar vareniks em rotisseries e restaurantes russos no Brasil. Mas como são raros, e não é assim tão difícil preparar o prato em casa, aqui vai a receita:

Cozinhe e passe pelo espremedor meio quilo de batatas. Misture duas colheres de queijo ralado, dois ovos e uma pitada de pimenta-do-reino e amasse bem.

Para o recheio, você pode fazer um refogado de carne moída com tomate, ou amassar meio quilo de queijo fresco com um ovo. Ah, com espinafre também fica muito bom!

Estique a massa, corte com um copo ou em quadradinhos, coloque o recheio e feche cada um, como se estivesse fazendo pastéis. 


Mergulhe os pasteizinhos na água fervente salgada por alguns minutos, retire com a escumadeira, arrume numa travessa, cubra com manteiga derretida e sirva.

É bom demais.

Sim, em matéria de delícias, é preciso lembrar ainda dos mingaus russos. São feitos com cereais variados. Compõem um café da manhã e tanto. Sem café. Esses não têm mistério. São como mingaus para bebê, mas muuuito mais grossos. Quanto aos cereais... Bem, temos de nos contentar com o que encontramos no Brasil. Os russos têm uma infinidade deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário