sábado, 9 de outubro de 2010

Vivaldi resgatado

Ao vasculhar o Arquivo Nacional da Escócia, em Edimburgo, o violinista Andrew Woolley, pesquisador na University of Southampton, descobriu uma pérola: o manuscrito de um concerto para flauta de Vivaldi que havia sido mencionado num catálogo de vendas de um livreiro holandês, no século XVIII, mas jamais tinha sido visto ou executado.

Trata-se de Il Gran Mogol, dedicado ao Oriente, parte de um conjunto de quatro concertos –  La Francia, La Spagna e L'Inghilterro, continuam perdidos. 


Como faltava um trecho para o segundo violino na partitura encontrada, Woolley realizou um trabalho adicional. Completou o serviço baseado no manuscrito de outro concerto de flauta de Vivaldi tido como uma reformulação do Il Gran Mogol.

Quem estiver na Escócia no dia em 26 de janeiro de 2011, poderá agendar uma noitada histórica no Perth Concert Hall – e assistir à estreia de uma obra composta 250 anos atrás. Enquanto isso, parte do Il Gran Mogol está disponível no site do Guardian - www.guardian.co.uk/music/2010/oct/07/vivaldi-flute-concerto-discovery-scotland.

Nascido em Veneza, na Itália, Antonio Vivaldi morreu em Viena, na Áustria, aos 63 anos de idade – na cidade há esculturas, praças e teatros em sua homenagem.

Ao longo da vida Vivaldi compôs mais de 500 serenatas, óperas, árias, cantatas e concertos. A Biblioteca Coral de Domínio Público, do grupo Wiki, ainda está um pouco confusa, mas já possui cerca de 10 mil partituras oferecidas gratuitamente no link http://www.cpdl.org.

Nesta temporada, ouvir Primavera é uma boa pedida. Experimente. A peça executada pela Orquesta Filamónica de Berlím, sob a regência do maestro Herbert von Karajan, está disponível no post a seguir.

A reprodução da partitura que ilustra este texto é do National Archives of Scotland Crown.
University of Southampton - http://www.soton.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário