domingo, 10 de outubro de 2010

Música nem sempre faz bem

Há momentos em que ouvir música é muito bom e outros em que não há nada melhor do que o silêncio. 
Pesquisadores da Faculdade de Psicologia da University of Wales Institute debruçaram-se por quase uma década sobre as seguintes questões.
  1. Ouvir música faz bem à saúde mental?
  2. O efeito de ouvir uma música de que a pessoa goste é o mesmo que se verifica quando ela ouve uma música de que não gosta?
  3. É melhor trabalhar ou estudar com música ao fundo ou em ambiente silencioso?
As conclusões foram publicadas na Applied Cognitive Psychology, revista da Sociedade de Pesquisa Aplicada em Memória e Cognição. Ela afirma pretender publicar os melhores trabalhos sobre análises psicológicas de memória, aprendizagem, raciocínio, resolução de problemas, linguagem e consciência.
A síntese do que os psicólogos descobriram: a música tem efeito muito positivo sobre a saúde mental geral, mas pode ter consequências negativas no desempenho cognitivo. Nos testes realizados, restritos à memorização de sequências de números, a recordação mais precisa ocorreu quando os participantes executaram a tarefa em ambientes silenciosos, em estado estacionário. Música atrapalha a memória imediata – e o gosto pessoal do ouvinte é irrelevante.
Ou seja, quem precisa memorizar algo, deve estudar em silêncio e quietinho – nunca andando, no ônibus ou na esteira de ginástica. 
Entendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário