sábado, 28 de agosto de 2010

No mundo dos sonhos


Lourdes morava em Ocongate, logo nos primeiros quilômetros da estrada que sai de Cuzco e segue até a fronteira do Peru com o Acre, no Brasil. Tinha doze anos em 2007.

Conversadeira, líder de sua turma, falava, explicava, mostrava – a casa, as galinhas, a escola, tudo o que quiséssemos ou não ver.

Estive com ela dois dias seguidos. Na despedida, perguntou se eu voltaria, se a levaria comigo pra longe dali. Expliquei que não podia, que sua mãe ficaria triste.

– Mas por que você quer ir embora?
– Por que eu quero ser médica e rica, morar nos Estados Unidos. Então, se não vai me levar, você me ensina a falar inglês?

Eita! Coração apertado, subi no carro e fui-me embora. Também, com tanto turista americano passando por ali, com os filmes hollywoodianos que assistia, o que Lourdes poderia desejar? Ser professora de quéchua? Guia turística nos Andes? Médica em Lima? Nada! O suprassumo dos seus sonhos era viver na Califórnia!

Foto: Roberto Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário